O que é SEO e SEM – importante conhecer as diferenças entre as siglas

No mundo digital de ranqueamento de sites, as siglas SEO e SEM são as duas ações mais conhecidas que os profissionais de Marketing Digital utilizam como estratégia para o ranqueamento de site.

Agora vamos explicar o significado e a importância de cada sigla (SEO ou SEM) para o Marketing Digital.

O primeiro termo é SEO, em inglês denominado search engine optimization (otimização de mecanismo de pesquisa), no Brasil a conhecemos como otimização de sites. Que é um conjunto de técnicas com o propósito de ranquear um site para as primeiras colocações e primeiras páginas nos buscadores da internet, sendo os mais famosos, como Google, Bing, Ask etc.

O Domínio da técnica exige do profissional de Marketing Digital, ampla visão sobre o mundo dos negócios, estudando a empresa e seus concorrentes, bem como, elaborando um sistema único e eficaz, cujo resultado é empregado nos parâmetros internos do site, tornando-o otimizado para os buscadores.

E no outro lado temos o SEM, que em inglês significa search engine marketing (marketing de mecanismos de pesquisas), no Brasil conhecida como MOB – marketing de otimização de buscadores.

O MOB consiste em um conjunto de estratégias do profissional de Marketing Digital e visa promover o ranqueamento do site, entretanto, as técnicas são voltadas para otimização de links. O SEM é dividido em duas categorias: a busca natural ou orgânica e a busca paga.

Diante dessas considerações, podemos concluir que SEO é uma otimização interna do site, não sendo manipulável, ou seja, não há como pagar pelas primeiras posições do site nos buscadores.

Enquanto que o SEM, por ser uma estratégia em links, este poderá ser manipulável, mediante pagamento e otimização, para que ele fique nas primeiras colocações dos buscadores.

Assim, podemos concluir dizendo que as duas ferramentas: SEO (search engine optimization  – otimização de sites) e SEM (search engine marketing  – otimização de links), trabalham em sintonia e uma complementa a outra, no entanto, seu sistema de otimização são bem específicos, exigindo dos profissional de Marketing Digital muita estratégia e visão para os fins que cada projeto necessita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *